Por que adestrar um cachorro?

Adestrar um cachorro ainda é visto por muitas pessoas como algo negativo. Existe um conceito equivocado de que é uma forma de reprimir os modos e “mecanizar” o animal. Mas, isso não é verdade. Um cão adestrado não tem sua personalidade alterada, ele apenas tem algumas de suas condutas direcionadas, para que ele se comporte adequadamente.

O treinamento vai muito além de apenas ensinar truques engraçadinhos ao animal. Ele consiste no estímulo negativo quando o cãozinho faz algo errado, e na compensação quando ele faz algo certo, visando especialmente a educação do cachorro. Esse processo pode ser feito tanto por um profissional da área, quanto pelos próprios membros da família, em conjunto.

Se coloque no lugar do seu pet: imagine-se chegando em um ambiente novo, sem saber como agir, sem conseguir diferenciar o que é certo do que é errado, e, principalmente, sem entender o que o tutor está falando. Como você saberá o que pode ou não fazer?

O adestramento nada mais é do que a linguagem comum entre o homem e o cachorro. O que possibilita uma comunicação mais eficiente entre os dois. Por meio dessa prática é possível ajudar o animal a entender quais são os limites, as regras, e que tipo de comportamento as pessoas esperam dele.

Quando iniciar o adestramento?

O mais indicado é que os ensinamentos comecem com o pet ainda pequeno, pois quando filhote eles ainda estão começando a criar os hábitos, de forma que fica mais fácil corrigir os comportamentos errados. Contudo, cães de todas as idades podem ser adestrados, até mesmo os idosos, apenas exigirá mais paciência.

Qualquer raça é apta a receber o treinamento, entretanto, algumas são mais resistentes e teimosas, demorando um pouco mais de tempo para aprender e repetir os comandos.

De qualquer maneira, é importante frisar de que independente da espécie cada cachorro aprende em seu próprio tempo. Saber respeitar o momento pessoal de cada bichinho é fundamental para o sucesso do adestramento.

Motivos para adestrar um cachorro

Adestrar um cachorro traz uma série de benefícios, tanto para ele quanto para o resto da família.  Com calma, firmeza e persistência qualquer cãozinho bagunceiro pode se tornar um companheiro agradável e educado.

Listamos aqui algumas pelas quais você deve considerar educar o seu amigo com o adestramento.

É a melhor maneira de educar o seu cão

O treinamento com estímulos é a forma mais eficiente de educar um animal. Se você der uma recompensa pelo bom comportamento do seu amigo (como um petisco ou um carinho), ele vai associar que determinada ação gera algo que ele gosta, fazendo com que ele repita esse comportamento.

O mesmo vale para o contrário. Quando ele fizer algo errado, experimente fazer algo que o deixe levemente desconfortável, como espirrar água no focinho dele com um borrifador.

Gritar ou bater no cão em hipótese alguma é recomendado. O uso de qualquer tipo de violência vai deixar o animal triste, assustado e pode causar traumas que muitas vezes durarão o resto da vida dele.

Ele será mais obediente

Um cão que foi educado, consequentemente é mais obediente. A partir do momento em que ele entender as regras da casa, as chances de você encontrar bagunça imprevista diminuirão. (Porém, eventualmente pode ser que ele ainda apronte alguma travessura em nome da diversão!).

Além disso, ele passará a compreender melhor o que você quer dizer com os comandos. Sendo assim, ele vai atender quando você o chamar, e também obedecerá quando você disser que ele não pode fazer alguma coisa.

A comunicação entre vocês será melhor

Não é raro um cãozinho ser desobediente pelo simples fato dele não entender quais ordens ele deve seguir. Isso ainda é mais frequente nos casos em que um membro da família o repreende por algo que outra pessoa o autorizou a fazer.

Com o adestramento, as ordens que você der serão mais claras, e o pet não ficará confuso sobre as regras. Mas, para isso é importante que toda a família respeite os combinados.

Também é frequente o animal entender a bronca como uma forma de receber atenção. Lembre-se de que ele não sabe exatamente o que você está falando.

Ele ficará menos estressado e ansioso

Adestrar um cachorro é uma forma de estimular a mentalidade para o pet, o que é ótimo para a saúde e bem-estar dele. Ele se sentirá mais equilibrado, e como resultado, menos estressado, ansioso e hiperativo.
Um outro benefício, é que causará menos frustração no animal, pois ele saberá exatamente o que o tutor espera dele. Afinal, ninguém gosta de levar bronca e ser castigado.

É uma forma de entretê-lo

Não subestime a inteligência seu companheiro! Os cães adoram aprender e, por isso, veem o adestramento como uma atividade prazerosa.
Como as técnicas e o treinamento envolvem uma recompensa eles também se sentem satisfeitos e realizados quando conseguem essa gratificação.

Mesmo depois do pet ter aprendido os comandos, deve-se continuar os exercícios com ele. A repetição é a chave do adestramento.

Vocês dois ficarão mais próximos

Os cães são animais que por sua natureza vivem em matilhas e, por conta disso, estão acostumados a serem dominados e a obedecer a um líder. Dentro de casa, o tutor é quem deve se posicionar como o líder do animal, para que ele não assuma essa colocação. Adestrar um cachorro também o ajuda a diferenciar essas duas posições.

Ser o líder do seu companheiro é uma maneira de fortalecer o vínculo entre vocês, uma vez em que o seu pet te olhará com bastante admiração e respeito.

Ele saberá se comportar na presença de outras pessoas e animais

A socialização do pet também faz parte do adestramento. É essencial para um cachorro poder sair, explorar novos ambientes, e estar em contato com pessoas diferentes e outros animais. Isso ajuda ele a ficar menos agitado e ansioso quando chegam visitas em casa, por exemplo.

Apenas atenção para não o forçar a interagir quando ele não estiver se sentindo confortável. A experiência precisa ser positiva para que ele não fique inseguro, agressivo ou com medo.

 

Quer saber o que fazer quando o seu cãozinho não para de latir? Veja aqui! 

By |2018-10-18T19:30:17+00:0013 outubro, 2018|Cuidados|2 Comentários

2 Comments

  1. […] Uma das melhores maneiras de educar um animal é recompensando os comportamentos positivos dele. Dessa forma, quando o cão mais velho ficar relaxado na companhia do novo membro, elogie ele, dê algo que ele goste como forma de recompensa. […]

  2. […] O adestramento também ajuda a condicionar o animal a ter um bom comportamento quando ele ficar sozinho.(Veja os principais motivos para adestrar um cachorro!) […]

Deixe um comentário