Brincadeiras para cachorro que vão divertir o seu amigo (e você também!)

Manter o seu amigo saudável vai muito além do que levá-lo ao veterinário, passear com ele e ter todos os cuidados em dia.
Sempre falamos por aqui o quão importante é exercitar o seu cãozinho não só fisicamente, mas também mentalmente. Os jogos e as brincadeiras para cachorro são muito mais do que apenas um entretenimento para eles.

Esse tipo de atividade ajuda a aliviar o estresse do animal, evita com que ele fique ansioso e tenha comportamentos destrutivos dentro de casa, principalmente se ele passa parte do dia sem nenhuma companhia.
Não só isso, brincar deixa ele ativo e afasta problemas de saúde como a obesidade, além de fazer com que ele gaste mais energia e acabe dormindo e descansando melhor.

Um outro ponto relevante, é que também é uma maneira de estreitar o relacionamento do cão com o tutor, pois demonstra que você dá atenção para ele.
Você não gosta de se divertir com seus amigos e parentes? O seu amigo de quatro patas também! Reserve uma hora do dia exclusivamente para jogar com ele, será ainda mais legal se reunir os outros membros da família.

Ainda é válido ressaltar que as brincadeiras devem ser um complemento das caminhadas diárias. Uma coisa não substitui a outra, os cachorros precisam desses dois tipos de movimentação para se sentirem satisfeitos. Até mesmo os pets que já estão com a idade mais avançada precisam de recreação. Contudo, nesse caso os jogos devem sempre respeitar a condição física e os limites do bicho.

Chega de papo e vamos ao que interessa: selecionamentos 8 brincadeiras para cachorro, que são simples de executar e muito recreativas. Elas vão divertir tanto o seu amigo peludo, quanto você!

1- Brincadeira com bolinha

A mais clássica de todas, e não é à toa. Pode ter certeza de que buscar a bolinha é uma das atividades favoritas do seu amigo, os cães adoram correr e pegar objetos.

Se você comprou uma bolinha e seu pet não pega ou busca ela, veja se o tamanho está adequado para a boca dele, e se o material não é rígido demais, principalmente se tratando em pets de pequeno/médio porte.

Um outro detalhe é que nem todos os animais soltam a bolinha quando levam ela de volta para o tutor, as vezes é preciso ensiná-lo isso. Puxar com força da boca do animal só vai machucá-lo, nunca faça isso!

2- Cabo de guerra

Outra opção bastante tradicional que os animais adoram. Porém, brincar de cabo de guerra com o seu cãozinho exige cuidado: como o seu amigo segura o objeto da brincadeira (que pode ser um pano, uma corda ou um brinquedo) com os dentes, é de extrema importância medir a sua força para não machucar a arcada dentária dele ou arrancar algum dente.

O outro ponto importante é que essa é uma das brincadeiras para cachorro devem ter um tom carinhoso, e não agressivo ou provocador. Se feita de maneira violenta, vai estimular esse tipo de comportamento no animal. O propósito é ele se divirta, não que seja afrontoso.
Deixar ele “ganhar” de vez em quando também faz parte da recreação!

3- Esconde- Esconde

Essa até você gostava quando era criança. E com certeza é das brincadeiras para cachorro que animais de todas as idades apreciam. Se esconda em algum lugar da casa e chame o seu camarada. A ideia é ele encontrar você apenas seguindo a sua voz.

Mesmo sendo um passatempo trivial, esse exercício é ótimo para treinar a rapidez do cão e estimular a inteligência dele. Quando ele te encontrar, faça um carinho ou dê algo como forma de recompensa pelo bom desempenho.

4- Pular para pegar um brinquedo

Os cães gostam de interagir, seja da maneira que for. Pular para pegar algum objeto ainda entra na lista de brincadeiras perfeitas para serem feitas em locais com pouco espaço.
Apenas cuidado para não segurar o brinquedo alto demais, pois pode ser que seu pet se machuque na queda, tentando pular mais alto do que ele consegue. E, quando ele pegar o brinquedo, solte para não ferir os dentes dele.

5- Encontrar petiscos

Esses camaradas por natureza já são curiosos, tanto por isso eles adoram sair por aí farejando os ambientes. Aproveite essas características para uma atividade que além de treinar o olfato ainda é bastante divertida.

Separe alguns petiscos e esconda em cantinhos da casa. Comece colocando em locais mais visíveis, e vá aumentando a dificuldade na medida em que o seu amigo for ficando melhor no jogo. Quando ele não estiver conseguindo encontrar, leve-o até o local. Se você não tiver petiscos em casa no momento, pode fazer a mesma coisa com a ração, ou então com os brinquedos dele.

6- Cavar

Essa brincadeira provavelmente não é a mais divertida para o tutor, que precisará reparar o estrago depois, mas, sem dúvidas é para o cachorro.
Assim como é da índole dos cães serem curiosos, cavar também é um instinto natural deles. E isso os deixa muito felizes! Quem nunca pegou o pet cavando o sofá, a porta ou até mesmo a própria caminha?

Se você mora em um lugar que possui grama, deixe um espaço próprio para seu camarada explorar. Senão, para moradas sem quintal ou apartamentos, uma dica é separar um cantinho no interior do lar para ele fazer isso. Junte alguns brinquedos e o cobertor dele para ele cavar e se divertir.

7- Exercícios de adestramento

Muitas pessoas não sabem, mas o adestramento também é uma das opções de brincadeiras para cachorro. Eles gostam de aprender a repetir os comandos, mesmo os mais teimosos.
E, acredite se quiser, uma sessão de treinamento consegue esgotar mais a energia do pet do que uma caminhada.

Ainda que o seu amigo já tenha sido adestrado, você precisará continuar exercitando as instruções com ele. Aproveite o momento destinado aos jogos para treiná-lo.
Essa atividade ajuda a cansar o cérebro do animal, e deixa ele mais confiante e alegre. Aliás, alegria essa que se estende ao tutor. Afinal, quem não ama ver o cãozinho fazer truques?

8- Corrida

Tem fôlego e disposição? Então simplesmente saia correndo com o seu amigo de quatro patas! Correr é um dos hábitos preferidos dos cachorros, e ficará ainda mais prazeroso se você estiver junto.

Vocês podem brincar de pega-pega pela casa, ou então sair para uma corrida na rua. Se você optar pela segunda opção, mantenha um ritmo que seu amigo consiga te acompanhar, e nunca saia para correr sem colocar a coleira e a guia nele.

*Dica de diversão extra: se o seu cãozinho tiver um amiguinho, que tal convidá-lo para um dia de brincadeiras? Essa é uma ideia valiosa principalmente em dias mais chuvosos. Mas, prepare-se para um pouco de bagunça na casa (é só de vez em quando!).

Garantindo a segurança e o bem-estar do pet na hora da brincadeira

Para que as atividades tenham um impacto positivo na vida do seu companheiro, é importante estar atento a segurança e ao bem-estar dele durante esses momentos.

  • Se forem brincar dentro de casa, libere um pouco de espaço para o cachorro se movimentar com liberdade afastando os móveis. Não se esqueça também de tirar de perto objetos pontiagudos ou que podem quebrar.
  • Evite correr com ele em pisos escorregadios, pois ele pode acabar se lesionando. Prefira locais que possuam tapetes aderentes ou carpetes.
  • Em dias muito quentes, brinque com ele no final da tarde, quando o clima estiver mais ameno. Os cães ficam superaquecidos com facilidade, e alguns casos de hipertermia podem ser fatais.
    Por isso, esteja atento às temperaturas do dia.
  • Se você for se divertir com ele fora de casa, em praças ou parques, não saia sem uma garrafa de água fresca e uma tigela. A coleira de identificação do animal também é indispensável, pois eventualmente pode ser que ele se perca.
  • Invista em brinquedos próprios para animais. Eles já são fabricados para essa função, e são apropriados para serem mastigados.
    Entretanto, fique sempre de olho para ver se o item está em boas condições, pois não é raro um pet engasgar com alguma parte que se solta.
  • Não se esqueça também de lavar os brinquedos do cão de vez em quando. Ele também precisa ter seus pertences limpos.

Gostou das sugestões? Então, escolha já uma das brincadeiras para cachorro, chame o seu pet e preparem-se para a diversão!

Aproveite para conferir se o seu amigão apresenta os 7 sinais de um cão feliz.

By |2018-10-18T19:29:38+00:0020 outubro, 2018|Curiosidades|0 Comentários

Deixe um comentário