7 sinais de um cão feliz (e dicas de como deixá-lo ainda mais!)

É inegável o fato de que ficamos muito contentes ao lado dos nossos melhores amigos peludos, e que esses companheiros tem o incrível poder de melhorar o nosso dia.
Mas, você já parou para pensar no contrário? Será que o seu cachorro também é feliz ao seu lado?

Por mais que você não possa fazer essa pergunta diretamente a ele, é possível obter uma resposta. Um cão feliz demonstra por meio de gestos e de linguagem corporal os seus sentimentos e emoções.

Confira abaixo os sinais comuns de um pet alegre e veja se você tem retribuído toda a felicidade que ele proporciona a você.  E, mesmo que o balanço final seja positivo, veja dicas infalíveis de como tornar a vida dele ainda melhor.

7 sinais de um cão feliz

1- Demonstra animação quando você chega em casa

Se você é recebido com entusiasmo pelo seu pet quando chega em casa isso é um ótimo sinal! Um cãozinho triste ou doente geralmente é apático e desanimado.
Entretanto, fique atento se essa animação acompanha bagunça ou coisas destruídas no lar. O comportamento destrutivo significa que seu amigo ficou ansioso enquanto você esteve fora. Se ao chegar em casa, tudo está em ordem, é porque ele esteve calmo durante o período em que ficou sozinho.

2- Não apresenta lesões nas patas ou rabos

Um hábito muito frequente entre animais estressados ou até mesmo com depressão, é lamber ou morder extremidades do corpo até causar feridas.
Verifique se o rabo, focinho, patas e entre os dedos do seu pet estão machucados. Caso estejam, procure um veterinário com urgência.

3- Se alimenta bem todos os dias

Um cão feliz é um cão com apetite. Um amigo deprimido tende a não se alimentar direito. Forneça uma ração de qualidade e água à vontade para seu pet se manter saudável e hidratado. Contudo, comer demais não necessariamente significa que ele está extremamente feliz. Observe se ele ultrapassa a medida recomendada pelo veterinário. Se sim, melhor investigar o motivo.

4- Quer brincar e praticar exercícios físicos

Seu companheiro está de bem com a vida se ele sente vontade de brincar, sair de casa para passear e fazer exercícios. A disposição correr, pular, e se divertir indica não só que a saúde mental e psicológica do pet está boa, como também sua condição física.
Todos os dias da semana devem ter um momento especial dedicado à brincadeiras e caminhadas.

5- Gosta de ficar na sua companhia

Assim como acontece com os seres humanos, quando um amigo peludo está infeliz, ele vai preferir ficar sozinho e isolado. Já um camarada saudável gosta de ficar perto da família e de receber carinho.
Se ele segue as pessoas pela casa, também é sinônimo de que ele se sente confortável e confiante no ambiente.

6- Dorme apenas necessário

É claro que cães idosos passam mais tempo deitados e dormindo, uma vez que eles tem menos vitalidade. Entretanto, um cachorro jovem, com boa saúde e feliz passa a maior parte do dia sendo ativo. Ele vai descansar somente o necessário para repor as energias que gastou.
Seu camarada tem passado muito tempo cochilando? Pode ser que ele esteja doente ou deprimido. Veterinário, já!

7- Abana o rabo e tem a feição relaxada

A linguagem corporal dos animais também é outro indicativo sobre o seu estado. Olhos e boca relaxados, e orelhas em sua posição natural indicam que ele está alegre e satisfeito.
O olhar do cão também diz muito sobre ele, sendo fácil perceber a diferença quando ele se encontra melancólico. Além disso, todo mundo sabe: um cão feliz abana o rabo. Se o balanço da cauda chega a mover o restante do corpo, é porque ele está bem contente.

Medidas simples para um pet ainda mais feliz

Os cachorros não falam, mas são muito expressivos. Quando algo estiver errado com a saúde física ou mental deles, eles mudarão de comportamento, e cabe ao tutor estar sempre atento a esses possíveis sinais. Por isso, é muito importante conhecer os hábitos e particularidades do seu amigo.

É válido lembrar: mesmo que as raças apresentem características em comum, cada cachorro é um ser individual. Logo, eles também têm uma personalidade própria e suas singularidades.

Ainda assim, esses companheiros de quatro patas tem o humor bastante influenciável pela maneira como são tratados e pelo ambiente em que vivem. Levando isso em consideração, é responsabilidade da família proporcionar uma vida prazerosa ao pet.

Dar muito amor e atenção são pontos essenciais para manter o seu cão feliz. Mas, isso deve ser complementado com outros gestos. Veja como deixar o seu melhor amigo ainda mais contente e garantir o bem-estar dele:

  • Ofereça uma moradia limpa, segura e confortável, com um lugar coberto em caso de chuvas, cama macia e cobertores.
  • Forneça água fresca à vontade, e o alimente diariamente com rações nutritivas e de qualidade.
  • Passeie e brinque com seu cão todos os dias. Estimule o condicionamento físico e mental do cachorro.
  • Deixe brinquedos para ele se entreter enquanto estiver sozinho.
  • Cuide da higiene dele.
  • Limpe os pertences dele (vasilhas, brinquedos, roupinhas).
  • Mantenha as vacinas em dia (veja aqui um guia de vacinação) e faça check-ups anuais no veterinário.
  • Passe bastante tempo ao lado dele.
  • Converse com ele, seu amigo adora ouvir sua voz.
  • Trate ele sempre com carinho e paciência.

Não se esqueça de que você é a pessoa mais especial da vida do seu pet. Cuide dele com a mesma intensidade!

Tem muito mais dicas de cuidados com cachorro por aqui! 

By |2018-10-01T09:58:59+00:0015 setembro, 2018|Cuidados|2 Comentários

2 Comments

  1. […] Aproveite para conferir se o seu amigão apresenta os 7 sinais de um cão feliz. […]

Deixe um comentário